sábado, 27 de fevereiro de 2010

Mortos por causa de terremoto no Chile passam de 300, diz governo

Tremor de magnitude 8,8 afetou 2 milhões de pessoas, diz presidente.
Tragédia põe à prova capacidade de chilenos, afirma Bachelet.

Do G1, com agências internacionais*

Tamanho da letra

O terremoto de magnitude 8,8 que sacudiu o Chile neste sábado (27) causou a morte de mais de 300 pessoas, informou esta noite a diretora do Escritório Nacional de Emergência (Onemi, na sigla em espanhol), Carmen Fernández.

Mais cedo, a presidente chilena Michelle Bachelet, apontou que o desastre afetou de alguma maneira 2 milhões de pessoas.


“As forças da natureza golpearam duramente nossa pátria e mais uma vez põem à prova nossa capacidade de enfrentar adversidades e ficarmos de pé”, declarou a presidente em um pronunciamento transmitido em cadeia de rádio e TVs do país.


Segundo Bachelet, que sobrevoou de helicóptero as áreas atingidas neste sábado, o terremoto afetou 80% do país e há pelo menos 1 milhão de casas danificadas. A presidente mandou condolência e solidariedade às vítimas e pediu "força" aos cidadãos.

"Todas as autoridades do governo vão colocar toda energia para a volta à normalidade. Temos adiante uma árdua tarefa, não será fácil, requer muito tempo e recursos, mas sobretudo a generosidade e voluntarismo de todos nós", disse a presidente.


Veja fotos do terremoto no Chile

Além dos mortos durante o terremoto, o número de vítimas aumenta devido aos tremores secundários. Já foram mais de 50 com magnitude superior a 5 graus registrados desde o abalo de magnitude 8,8 que atingiu a costa do país durante a madrugada.

Veja no mapa as regiões mais atingidas pelo tremor (Foto: Editoria de Arte / G1)

O terremoto, de cerca de um minuto de duração, ocorreu às 3h34 (horário local de verão, o mesmo de Brasília) e atingiu atingiu a região central do Chile, perto de Concepción, 400 km ao sul de Santiago. Na capital chilena, a 325 km de distância, o terremoto estremeceu diversos prédios e várias regiões da cidade ficaram sem energia. Com medo, muitos chilenos saíram às ruas.

Em entrevista coletiva, a presidente do Chile, Michelle Bachelet, pediu união dos setores público e privado na reconstrução dos setores essenciais do país. Bachelet, que sobrevoou regiões afetadas de helicóptero, disse que a destruição provocada pelo tremor poderia ter causado um número ainda maior de mortos, o que mostra que muitas pessoas conseguiram deixar suas casas no momento da tragédia.

O
tremor foi sentido nos países vizinhos, inclusive no Brasil. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil de São Paulo informaram que receberam chamados para verificar pequenos tremores em vários bairros da capital paulista.

O terremoto atingiu a região central do Chile, perto de Concepción, 400 km ao sul de Santiago, segundo o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês). O epicentro do tremor foi localizado no mar, a 35 km de profundidade, em Maule, a 99 km da cidade de Talca.

Foto: Mario Andrés Vilches/AFP/Reprodução Telesur

Destruição em Santa Cruz, fotografada pelo internauta Mario Andrés Vilches, e fogo em edifício de Concepción. (Foto: Mario Andrés Vilches/AFP/Reprodução Telesur)


Leia, a seguir, algumas das consequências do terremoto no Chile:

AEROPORTO FECHADO

O Aeroporto Internacional de Santiago foi fechado por pelo menos 24 horas. As empresas aéreas TAM e Gol cancelaram voos entre São Paulo e Santiago, no Chile, neste sábado (27).

ALERTAS DE TSUNAMI

Tsunami provocada pelo tremor atingiu a Ilha Robinson Crusoé, próxima a Valparaíso. Na Ilha de Páscoa, também na costa chilena, foi ordenada a retirada dos moradores por conta do risco de tsunami. O Centro de Advertência de Tsunamis do Pacífico, dos Estados Unidos, afirmou que um tsunami pode causar danos na costa do arquipélago do Havaí.

ESTADO DE CATÁSTROFE

Michelle Bachelet, que sobrevoa de helicóptero as regiões atingidas pelo tremor, declarou "estado de catástrofe" nas regiões de Maule, Bio Bio e La Araucanía.

REGIÕES ATINGIDAS

O jornal local “La Tercera” publicou em sua edição on-line um número parcial de mortos por região, que até as 11h49 locais totalizavam 60 pessoas. principal atingida foi a região de Maule, onde ocorreu o epicentro do tremor, com 34 registros.

OUTROS TERREMOTOS

O terremoto ocorreu a poucos dias de se completarem 25 anos de outro tremor que causou centenas de mortes e destruiu várias localidades no litoral central do Chile, em 3 de março de 1985.

Doce
Receita de Pizza de chocolate

Data de Exibição: 27-02-2010


MANAUS - A quaresma é o período de quarenta dias que antecede a páscoa. O ovo se tornou símbolo desta data. Ele passou a ser feito de chocolate, e este doce começou a ser associado à festa religiosa. Para entrar no clima dessa data, a nossa receita de hoje é de pizza de chocolate.

Ingredientes da massa:

1 quilo de trigo
45 gramas de manteiga
25 gramas de sal
1 ovo
20 gramas de açúcar
20 gramas de fermento biológico
250 ml de óleo
1/2 litro de água.
Massa de tomate

Esta quantidade dá para cerca de oito pizzas.

Ingredientes do recheio para uma pizza:

100 gramas de chocolate preto
10 ml de leite condensado
100 gramas de mussarela.

Coloque em uma tigela primeiro o trigo, o ovo, sal, açúcar, manteiga, fermento, óleo e a água. Misture tudo com as mãos até a massa ficar homogênea. Deixe descansar por trinta minutos. Depois, divida a massa em oito pedaços e abra um deles com o rolo.

Depois de aberta, passe a massa de tomate para não queimar as bordas da massa. Coloque o leite condensado e a mussarela e leve ao forno. Quando estiver pronta é só acrescentar o chocolate ralado.

Edição de Texto para Web: Lohaynne Gregório
Reportagem: TV Amazonas


Cinema

Críticas: Um Olhar do Paraíso


23 de fevereiro de 2010

Fonte: Raphael Jardim especial para o Portal Amazônia



Foto: Adorocinema.com

O filme conta com as atuações brilhantes de Mark Wahlberg (Boggie Nights – Prazer sem Limites), Rachel Weisz (O Jardineiro Fiel) no papel dos pais, e Susan Sarandon (Os Últimos Passos de um Homem) interpretando o papel da avó. Os efeitos visuais também estão magníficos, mas para conseguir recriar o shangrilá, Peter Jackson teve uma ajuda da CG (Computação Gráfica), mas exagera demais nos efeitos, que para um filme indie, dispensa o luxo de computadores.

No filme, o Paraíso é uma espécie de mundo de transição. Não é um lugar e também não é outro, um plano que fica entre o céu e a Terra, onde há um farol guiando as almas perdidas rumo às respostas de suas perguntas e um coreto que serve de janela ao mundo dos vivos, onde Susie passa a maior parte do seu tempo.

Cenas desnecessárias são o que não faltam no filme, como a da protagonista Susie que rouba o carro da família para salvar o irmão. Ella poderia bancar a heroína de uma forma menos ridícula . Outro ponto falho: Susan Sarandon banca pateticamente uma dona de casa desesperada, e tudo isso para quebrar o clima tenso do filme.

Quanto ao desfecho dado ao vilão, poderia ser de uma forma mais plausível, e usar açúcar pra dar um efeito de neve? Já vi muitos usarem sal, mas açúcar? Enfim, cada um tem seus motivos...

O filme também tem aquele “Q” que só o Stanley Kubrick conseguia colocar em seus longas, fazer com que um filme de 2h20 dure uma eternidade, lento e cansativo, porém, brilhante. Mas quando você acha que o tédio está tomando conta de você, a cena de suspense na casa do assassino lhe mantém acordado.

O longa tem seus prós e contras, mas narra a historia de uma perspectiva diferente, como dentro de um sonho, nos lembrando questões que desafiam a ciência e a realidade. Questionando-nos se há um lugar como esse, um lugar melhor que a do filme, um paraíso inimaginável. Mas de uma coisa temos certeza, nem todos o conhecerão.

Amazonas

Counter Strike: ESWC Brasil anuncia qualify em Manaus


27 de fevereiro de 2010

Fonte: MBR - Made in Brasil


MANAUS - A organização da etapa brasileira da Electronic Sports World Cup anunciou hoje, através do twitter, que a segunda etapa classificatória de Counter-Strike 1.6 da temporada 2010 será em Manaus, capital do Amazonas, no dia 21 de março.

A etapa será disputada na lan house Mister Service, no bairro Aparecida. Os interessados devem entrar em contato com Henry (Falcon), na própria lan house ou através do telefone (92) 3635-9544.

Confira as informações:

Data:
21 de março
Local: Mister Service
Endereço: Rua Monsenhor Coutinho, 182
Telefone: (92) 3635-9544
Número de vagas: 1 time classificado para a Final Nacional
Taxa de inscrição: R$ 125,00

Além disso, também foi informado no microblog oficial da competição duas regras importantes para a modalidade CS 1.6:

- O mapa de_tuscan fará parte da lista oficial de mapas da competição;

- Será proibido o uso de +duck no scroll do mouse.

Mundo

Terremoto deixa ao menos 78 mortos no Chile


27 de fevereiro de 2010

Fonte: G1



Arte: G1

O terremoto de 8,8 graus de magnitude que atingiu a região central do Chile na madrugada deste sábado (27) derrubou prédios e deixou ao menos 78 mortos no país, segundo informações oficiais do governo chileno. O tremor foi sentido nos países vizinhos, inclusive no Brasil. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil de São Paulo informaram que receberam chamados para verificar pequenos tremores em vários bairros da capital paulista.

O terremoto, de cerca de um minuto de duração, ocorreu às 3h34 (horário local de verão, o mesmo de Brasília) e estremeceu prédios na capital, Santiago, a 325 km de distância. Várias regiões da cidade ficaram sem energia e muitos chilenos, com medo, saíram às ruas.

O Aeroporto Internacional de Santiago foi fechado por tempo indeterminado. A empresa aérea TAM cancelou três voos entre São Paulo e Santiago, no Chile, neste sábado.

Linhas telefônicas e sistemas de internet foram afetadas nas localidades próximas à zona do epicentro. Tsunami provocada pelo tremor atingiu a Ilha Robinson Crusoé, próxima a Valparaíso. Na Ilha de Páscoa, também na costa chilena, foi ordenada a retirada dos moradores por conta do risco de tsunami.

A presidente do Chile, Michelle Bachelet, declarou "estado de catástrofe" nas regiões de Maule, Bio Bio e La Araucanía.

Bachelet também informou que foram enviadas equipes às regiões atingidas, onde as comunicações ainda não estão normalizadas. No Escritório Nacional de Emergência, a presidente pediu calma à população, mas afirmou que o número de vítimas deverá aumentar.

O terremoto de 8,8 graus de magnitude atingiu a região central do Chile, perto de Concepción, 400 km ao sul de Santiago, segundo o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês). O mesmo instituto havia divulgado anteriormente que o tremor atingiu 8,3 graus, posteriormente 8,5 graus.

O forte tremor levou o Centro de Advertência do Pacífico a emitir alertas para possíveis tsunamis inicialmente para Chile e Peru, posteriormente estendido para Equador, Estados Unidos, Colômbia, toda a América Central, a Polinésia Francesa, além de regiões da Antártida. Pouco após o terremoto atingir o Chile , o Japão também entrou em alerta para possíveis tsunamis.

O epicentro do tremor foi localizado no mar, a 59 km de profundidade, em Maule, a 99 km da cidade de Talca.

Vítimas

Segundo o ministro do Interior, Edmundo Pérez Yoma, 34 das vítimas foram registradas na região de Maule, a cerca de 300 quilômetros de Santiago.

Na região de Bío Bío, a 500 quilômetros de Santiago, onde se localizou o epicentro do terremoto, foram confirmados ao menos dez mortos, mas o número pode ser maior, segundo o subsecretário da pasta, Patricio Rosende.

O terremoto ocorreu a poucos dias de se completarem 25 anos de outro tremor que causou centenas de mortes e destruiu várias localidades no litoral central do Chile, em 3 de março de 1985.

Brasil

Mega-Sena pode pagar R$ 70 milhões neste sábado


27 de fevereiro de 2010

Fonte:




A Mega-Sena pode pagar, neste sábado (27), o prêmio de R$ 70 milhões para quem acertar as seis dezenas da faixa principal da loteria. Aplicado na poupança, o prêmio renderia cerca de R$ 350 mil por mês. De acordo com a Caixa Econômica Federal, o prêmio é o maior já pago em concursos regulares e o segundo maior da história das loterias.

O atual recorde, ainda segundo a Caixa, é de 1999, quando um apostador da Bahia levou para casa R$ 64,9 milhões. O maior prêmio da história foi pago no concurso especial da Mega da Virada, no valor de R$ 144,9 milhões.

O sorteio do concurso 1.157 acontece às 20h (horário de Brasília). As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), em todas as casas lotéricas do país. O valor mínimo da aposta é de R$ 2.

Suposto bolão premiado

Após polêmica com um suposto bolão premiado, a Caixa orienta os apostadores a guardarem o comprovante emitido pelo terminal de apostas, que é o único documento que habilita o recebimento de prêmios.

Um grupo de apostadores registrou queixa contra uma lotérica que teria vendido bolão para o concurso 1.155, que foi sorteado no sábado (20). Os números foram sorteados, mas a Caixa Econômica Federal informou que não houve aposta premiada.

O dono da lotérica de Novo Hamburgo (RS), investigado por suspeita de estelionato, disse que uma funcionária do estabelecimento esqueceu de registrar a aposta.

Amazônia
Mundo

Países da costa do Pacífico recebem alerta de tsunami


27 de fevereiro de 2010

Fonte: As informações são do G1



Cidades mais afetadas com o terremoto no Chile. Arte: G1

Diversos países da costa do Oceano Pacífico receberam alerta de tsunami em razão do tremor de 8,8 graus de magnitude que atingiu o Chile, na madrugada deste sábado (27). A informação foi anunciada pelo Centro de Advertência para Tsunamis do Pacífico dos Estados Unidos (NOAA).

México, Nova Zelândia, Austrália, Rússia, Indonésia, Japão e Filipinas figuram entre os novos países sobre os quais pesa o alerta do NOAA.

Em anterior, o centro advertiu sobre o risco de tsunamis no Chile, Peru e Equador, enquanto se situavam em grau de vigilância Colômbia, Panamá, Costa Rica, Nicarágua, Honduras, El Salvador, Guatemala, as ilhas Pitcairn e a Polinésia francesa, além de regiões da Antártida.

- A observação do nível do mar indica que se gerou um tsunami capaz de causar danos importantes-. O centro acrescentou que as primeiras ondas a atingir a costa não são necessariamente as maiores, e que a ameaça ainda pode durar por horas.

Já no Chile, o Exército e o Escritório Nacional de Emergência descartaram risco de tsunamis e precisaram que ocorreu apenas uma variação do nível do mar no Pacífico.

Numerosas réplicas se registraram depois do primeiro tremos, de cerca de um minut de duração, afetando parte da cidade de Santiago, a 317 km de distância do epicentro.

Planta da Amazônia é testada para produzir inseticida orgânico


27 de fevereiro de 2010

Fonte:




RIO BRANCO - A Embrapa Acre e a Universidade Federal de Viçosa (MG), estão pesquisando o uso de óleo de pimenta-de-macaco (Piper aduncum) como inseticida orgânico. A planta é uma espécie nativa, entre outras regiões, da Amazônia.

O projeto de pesquisa, que deve durar dois anos, vai ser executado primeiramente lavouras de milho. Além da função de inseticida, o óleo também está sendo testado como sinérgico, ou seja, uma substância utilizada para aumentar a potência de inseticidas comerciais, o que permite reduzir as doses de produto químico aplicadas.

Segundo o pesquisador Murilo Fazolin, coordenador do projeto, uma das metas da Embrapa, é prospectar no mercado elementos da biodiversidade amazônica para o desenvolvimento de produtos diferenciados.

Fazolin informou que a grande demanda nacional e mundial para o mercado de inseticidas biológicos foi um dos motivos para desenvolvermos essa pesquisa. “Também pretendemos atender à agricultura orgânica”, disse. (AL)

Mato Grosso

PF apura fraude de R$ 9,9 milhões em Mato Grosso


26 de fevereiro de 2010

Fonte: Portal Amazônia com informações do ClicHoje




CUIABÁ - A Polícia Federal (PF) cumpriu hoje (26) cinco mandados de busca e apreensão de materiais que irão subsidiar a investigação de supostas irregularidades em licitações realizadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em Mato Grosso, entre 2002 e 2009. Uma apreensão foi feita na sede do Senar/MT e outras quatro em Brasília (DF).

Segundo a procuradora do Ministério Público Federal em Mato Grosso, Vanessa Ribeiro Scarmagnani, há indícios de fraude nas licitações para a confecção e impressão de cartilhas e manuais que serão distribuídos pelo Senar/MT no Estado - É indispensável que sejam realizadas essas apreensões para reunir provas documentais que possam subsidiar uma possível ação penal - diz ela.

Siga o Portal Amazônia pelo Twitter

Técnicos da Controladoria Geral da União (CGU) acompanharam os policiais federais na chamada "Operação Cartilha". A investigação começou no ano passado, a partir de fiscalização da CGU das aquisições, com e sem licitações, de materiais destinados à execução do Programa Agrinho e Programa de Formação Rural e Promoção Social, ambos de responsabilidade do Senar/MT.

Os programas são destinados para estudantes e trabalhadores rurais, respectivamente. Segundo as estimativas da CGU, o prejuízo ao erário está estimado em R$ 9.926.601,41 se considerados os dois programas.

Os dirigentes do Senar/MT, que é vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), devem se pronunciar ainda hoje sobre as denúncias. (PM)

mato Grosso

Terra de índios isolados ganha conexão de internet por satélite


27 de fevereiro de 2010

Fonte: Globo Amazônia



Foto: Sipam/Divulgação

CUIABÁ - Um terminal com antena parabólica cedido pelo Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) dotou com telefone e internet por satélite uma terra indígena em que vive um povo em isolamento (sem contato com o "homem branco"). Os índios isolados que vivem ali estão sob a ameaça do avanço de madeireiros.

A instalação do equipamento aconteceu na última semana no posto da Funai da Terra Indígena Kawahiva do Rio Pardo, no norte de Mato Grosso. Segundo o Sipam, também foi instalada uma placa de energia solar alimentar o sistema, já que, por estar a 148 km da cidade mais próxima, o local não tem energia elétrica. (al)

Tocantins

Corpo do ator Arnaud Rodrigues é velado no Tocantins


17 de fevereiro de 2010

Fonte: G1


PALMAS - O corpo do compositor e humorista Arnaud Rodrigues é velado na Câmara Municipal de Palmas (TO). Ele morreu na noite desta terça-feira (16) no Tocantins depois que a embarcação em que estava, com nove pessoas a bordo, virou em um lago, na altura do km 26 da rodovia TO 10.

O piloto, Francisco da Silva, continua desaparecido. Os bombeiros encerraram as buscas na noite desta terça e iriam retomar os trabalhos nesta quarta-feira (17).

Nascido em Serra Talhada (PE), em 1942, Arnaud Rodrigues trabalhou nos programas de Chico Anysio na TV Globo, entre eles "Chico City" (1973), e em vários programas humorísticos. Ao lado de Chico Anysio formou o grupo musical Baiano e os Novos Caetanos na década de 70.



Entre seus trabalhos em novelas destacam-se "Roque Santeiro" (1985), "Partido Alto" (1984), "Pão Pão, Beijo Beijo" (1983), "Bandidos da Falange" (1983) e uma participação especial em "Lampião e Maria Bonita" (1982).

No cinema, atuou em "A filha dos Trapalhões" (1984), "Os Trapalhões e o Mágico de Oroz" (1984), "O doce esporte do sexo" (1971) e "Uma negra chamada Tereza" (1973).

Recentemente ele atuava no humorístico "A praça é nossa".


ADAIL NA SEDE DO GOVERNO

|
Um e-mail enviado para o Blog Universo Coari, nos indica uma fonte do Jornal a Critica de hoje 26,02,10 do quadro SIM E NÃO que traz a seguinte frase:
O ex-prefeito de Coari Adail Pinheiro foi visto ontem à noite saindo da sede do Governo, no bairro da Compensa
Para quem dizia que Adail estava fraco no meio politico, atualmente começa a perceber lentamente o aumento do apoio ao ex-prefeito, através de influencias entre grandes lideranças politicas de todo o estado.

Tocantins

Encontrado corpo de vítima de naufrágio no Tocantins


19 de fevereiro de 2010

Fonte: G1




PALMAS - Equipes de resgate encontraram, na manhã desta sexta-feira (19), o corpo de um homem desaparecido no naufrágio no Lago da Usina Hidrelétrica de Lajeado, no Tocantins. A Capitania Fluvial do Araguaia/Tocantins informou que a vítima é o piloto Francisco Ribeiro da Silva.

O corpo estava na superfície do lago a uma distância de sete quilômetros do local do acidente, segundo os bombeiros.

A embarcação transportava nove pessoas e afundou na noite de terça-feira (16). O compositor e humorista Arnaud Rodrigues morreu no naufrágio. Segundo o Corpo de Bombeiros, os outros sete passageiros sobreviveram.

Ainda de acordo com os bombeiros, a vítima será encaminhada ao Instituto Médico Legal (IML) de Palmas. (AL)

Tocantins

Onça-pintada é criada como animal estimação em cidade do TO


27 de fevereiro de 2010

Fonte: Globo Amazônia



Foto: Espaço Nex/Divulgação

PALMAS - Um filhote de onça-pintada que vinha sendo criado como animal doméstico numa fazenda em Nova Olinda, no norte de Tocantins, ganhou um espaço apropriado para viver num criadouro autorizado em Goiás.

O pequeno Chico foi encontrado sem a mãe na fazenda e adotado por uma família que vive na propriedade. Desde então, vinha sendo tratado como se fosse um gato – ficava no colo das pessoas, recebia mamadeira e dormia em camas.

Mas o espírito selvagem do felino se manifestou. “Há galinhas na fazenda e ele começou a ir atrás delas”, relata a dona do criadouro que o acolheu, Cristina Gianni. Segundo ela, o animal tem entre 6 e 8 meses de idade. A família percebeu o erro que tinha cometido em tentar domesticá-lo. Decidiu, então, chamar o Ibama para ajudar a dar uma destinação ao animal.

Gianni, que tinha um espaço livre em seu criadouro, aceitou buscá-lo. Chico viajou durante o feriado de carnaval e agora mora num recinto mais adequado à sua natureza – ainda que não possa jamais voltar a viver livre, pois não tem mãe para ensiná-lo a caçar.


Foto: Espaço Nex/Divulgação

A chegada ao ambiente foi tranqüila, segundo Gianni. O que Chico mais estranhou foi não dormir mais numa cama. Por isso, temporariamente, ganhou um cobertor para não tremer de frio, enquanto se acostuma a descansar ao ar livre.

Roraima

Criminosos sequestram homem em frente ao cinema


27 de fevereiro de 2010

Fonte: Portal Amazônia com informações da TV Roraima



Imagem:TV Roraima- Herculano Santos foragido da Cadeia e suspeito de participar do sequestro

BOA VISTA - Outro caso de sequestro relâmpago ocorreu na noite desta sexta-feira (26), por volta das 11h. Três criminosos, ainda não localizados pela Polícia, sequestraram um homem, de 24 anos, em frente ao cinema da capital. O caso foi registrado no 1° Distrito Policial.

Após circularem com a vítima, o abandonaram no bairro Caranã e levaram o veículo. Em seguida, os criminosos seguiram para o bairro Pricumã.

Na Alameda dos Bambus, eles tentaram roubar outro veículo, onde estava um casal de comerciantes. Durante esta ação criminosa, a mulher conseguiu escapar. O homem ficou no poder dos bandidos, por alguns minutos. Durante a troca de veículos, ele conseguiu fugir. Os sequestradores não levaram o carro dos comerciantes.

Segundo a Polícia, as vítimas identificaram um dos criminosos, o foragido da Cadeia Pública de Boa Vista Herculano Santos de Souza, conhecido como "cabeção”. Ele teve direito a uma saída temporária e não retornou mais.

A Polícia continua investigando o caso. O carro roubado,em frente ao cinema, ainda não foi encontrado.


Roraima

Governo Federal cria BR 433 em Roraima


27 de fevereiro de 2010

Fonte: Portal Amazônia com informações da TV Roraima


BOA VISTA - A estrada de chão que passa pela Vila Surumú, na reserva indígena Raposa Serra do Sol, foi transformada, recentemente, em uma Rodovia Federal, a 433.o governo Federal anunciou que vai incluir neste ano, no Plano de Aceleração e Crescimento (PAC), a verba para o asfaltamento da Rodovia.

Mesmo com o repasse da verba federal, a BR 433 não é mais utilizada por veículo.Na região, onde vai passar a Rodovia, não há produção nenhuma.

A estrada era usada pelos fazendeiros para escoar e transportar toneladas de sacas de arroz. Mas com a homologação das terras indígenas, os produtores tiveram que sair da área e o cultivo de grãos foi desativado.

- Provavelmente, a Funai deve incentivar a produção desenvolvida pelos índios daquela área (Raposa).No momento, é uma área sem produção nenhuma.Tinha os fazendeiros que produziam arroz,mas foram expulsos.O local é improdutivo-, desabafa o diretor do Departamento Estadual de Infraestrutura e Transporte (Deit),José Eufrânio.

De acordo com o líder do Governo, o senador Romero Jucá (PMDB-RR), a licitação deve ser aberta no mês de junho.

- Nesta primeira etapa, o trecho vai da BR 174 até a Vila Surumú. O valor será de R$ 20 milhões -, afirma Jucá.

A contrapartida do Estado, segundo Eufrânio, será de 3%.A promessa é que a obra comece no segundo semestre deste ano.(MM)



Roraima

Parentes tentam passar bebida alcóolica a um detento


27 de fevereiro de 2010

Fonte: Portal Amazônia com informações da TV Roraima


BOA VISTA - Um flagrante em horário de visita na Cadeia Pública de Boa Vista acorreu neste sábado (27). Parentes de detentos tentaram passar um galão cheio de cachaça, em vez de água mineral. Os agentes carcerários só descobriram porque sentiram o cheiro forte do álcool.

Duas mulheres deixaram 36 garrafas de água mineral para serem entregues a um reeducando. Mas na hora da revista, o agente descobriu que os vasilhames estavam adulterados e continham bebida alcoólica.

Os presos Nilson da Silva Pereira e Sérgio Oliveira, são os suspeitos de envolvimento no caso. Eles vão prestar esclarecimentos, sobre o flagrante. O caso está sendo apurado pelo 4° Distrito Policial.(MM)



sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

ARSENAL DE 'GUERRA' APREENDIDO COM COMERCIÁRIO
Em 26/2/2010, ás 20:06

O comerciário Marcelo Risuenho Xavier, 40, foi preso em flagrante no final da manhã desta sexta-feira por policiais da Força Especial de Repressão a Assaltos (FERA). A prisão ocorreu na Fazenda São Pedro, localizada no quilômetro 3 da BR 174 (Manaus/Boa Vista). Com ele os policiais apreenderam um verdadeiro arsenal: quatro espingardas, duas carabinas, uma pistola calibre 380, um KTO (Kit Tático Operacional), um capacete e um colete balistico - material esse da Força Nacional de Segurança - e uma imensa quantidade de projéteis, intactos e deflagrados.

Os policiais civis prenderam Marcelo depois de receberam na base do Grupo Fera, na Delegacia Geral de Polícia Civil, uma denúncia de que um homem armado com armas de grosso calibre se passava por policial civil no interior da Fazenda São Pedro. Uma equipe do Fera foi ao local e prendeu em flagrante o acusado.

O proprietário da fazenda, que não teve o nome revelado, disse aos policiais ter contrato Marcelo, para trabalhar como segurança por pensar que ele fosse policial civil.







Amazonas

Prefeito de Manaus reduz tarifa de ônibus para R$ 2,10


26 de fevereiro de 2010

Fonte: Portal Amazônia, com informações da Rádio Amazonas



MANAUS - O prefeito Amazonino Mendes anunciou hoje (26) a redução na tarifa do transporte coletivo para R$2,10. O novo valor passa a vigorar a partir de segunda-feira, 1º de março.

Em entrevista coletiva, o prefeito deixou claro que a decisão de reduzir o preço da passagem é um anúncio, uma sinalização.

O prefeito disse que encontrou o sistema de transporte coletivo em situação caótica , relembrando que foi obrigado, por determinação judicial, a conceder o reajuste, elevando o preço da passagem para R$ 2,25, logo que assumiu a Prefeitura.


Amazonino lembrou que desde o último reajuste, a Prefeitura vem adotando medidas saneadoras, com o objetivo de reduzir a tarifa. O primeiro passo foi a regulamentação da concessão da meia-passagem, com o cancelamento de cartões PassaFácil que eram utilizados indevidamente.

- Retiramos de circulação mais de 170 mil carteiras fraudulentas que eram usadas irregularmente, e isso sem prejudicar nenhum estudante. Ninguém ficou sem o direito à meia-passagem, podendo, inclusive, comprar quantas precisar, disse o prefeito.

No início da semana, o prefeito chamou os permissionários do sistema Executivo, que deverão se enquadrar ao que determina a Lei Municipal nº 1.361, que regulamenta o serviço e limita, em até 10% da frota do sistema convencional, o número de microônibus em circulação. Segundo dados do Instituto Municipal de Trânsito e Transportes (IMTT), há pelo menos 300 circulando.

A partir de agora, apenas 127 poderão continuar operando.

- Quando foi criado, a estimativa era que esse serviço transportasse, em média, 600 mil passageiros por mês. Hoje, mais de dois milhões de pessoas utilizam o Executivo mensalmente. Isso é predatório e vai acabar, afirmou Amazonino.

Além disso, o prefeito disse que não vai mais admitir que concessionárias de serviços como a Águas do Amazonas e a Cigás abram buracos indiscriminadamente e a qualquer hora do dia.

Segundo ele, esse tipo de serviço só poderá ser executado depois das 22h.

- Buracos e trânsito congestionado também são fatores que oneram os custos do transporte coletivo. Faremos um acompanhamento técnico antes de liberar esse tipo de obra, assegurou Amazonino.

===========

Siga o Portal Amazônia pelo Twitter

Acompanhe o Campeonato amazonse de futebol e vote no gol mais bonito da rodada, clique aqui:

Amazonas

Licitação para construção de monotrilho é adiada


26 de fevereiro de 2010

Fonte:



MANAUS – A licitação para as obras de construção do monotrilho na cidade de Manaus foi adiada nesta sexta-feira (26). Nenhuma das empresas interessadas apresentou proposta durante reunião na manhã de hoje, na sede da Comissão Geral de Licitação do Poder Executivo (CGL), na Avenida Djalma Batista.

O monotrilho é uma das exigências da Federação Internacional de Futebol Associado (Fifa) para que uma cidade seja sub-sede dos jogos da Copa do Mundo de 2010. Na capital, o sistema receberá o nome de “Metro de Manaus”.

Na sessão, as três construtoras participantes da licitação para a construção do “Metrô” entregariam os documentos de habilitação e propostas de preço para concorrer . Mas, nenhuma delas apresentou envelopes, como estava previsto.

A Camargo Corrêa, Odebrech e Delta Engenharia acompanharam todo o processo licitatório desde a publicação do edital, divulgado há um mês. Elas estavam presentes a sessão, mas não apresentaram propostas.

O presidente da Comissão Geral de Licitação do Estado, Epitácio Neto, explicou que será republicado o aviso de licitação para abrir uma nova concorrência no início de abril.

O monotrilho é um tipo de metrô que vai ligar a Praça da Matriz, no Centro da cidade, ao Terminal da Cidade Nova, zona Norte, e a bola do Produtor, na zona leste. No total, o investimento estimado é de aproximadamente R$ 1,3 bilhão. (AL)


Amazonas

Hospital Universitário Getúlio Vargas está entre os piores do País


26 de fevereiro de 2010

Fonte: TV Amazonas



Foto: Portal Amazônia/ arquivo

MANAUS - O Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), vinculado à Universidade Federal do Amazonas (Ufam), está entre os piores do Brasil. Preocupado com a formação dos estudantes e com os pacientes que são atendidos, o Ministério da Educação (MEC) e o Banco Mundial devem apoiar a ampliação do hospital.

A reitora da Ufam, Márcia Porales, e o diretor do hospital, Loureval Santana, estiveram em Brasília reunidos com o coordenador de hospitais universitários do MEC. Eles discutiram novos rumos para a unidade. O HUGV é referência na região, principalmente em cirurgias de cabeça, mas por conta da estrutura, está classificado como um dos piores do País.

De acordo com o coordenador geral de hospitais do MEC, Celso Araújo, representantes do Banco Mundial e do MEC estarão em Manaus para inspecionar a estrutura do hospital. Um projeto financiado pelo Banco prevê a construção de uma nova unidade.

O diretor informou, que dos 46 hospital analisados, apenas o HUGV receberá recursos para a construção de uma nova unidade. - O ministro constatou que o HUGV não suporta mais reformas e, por isso, será construído uma nova unidade-, disse de Brasília, Lourival Santana ao Portal Amazônia.

A visita dos representantes do Banco Mundial e do MEC está prevista para o dia 9 de março.

O projeto para a construção da nova unidade está sendo produzido em conjunto entre a pró-reitoria da Ufam e sevidores do hospital.

Siga o Portal Amazônia pelo twitter

Atualmente o orçamento do hospital para funcionar é de R$ 300 mil.O Ministério da Educação já tem disponível mais de U$ 80 milhões para iniciar as reformas dos hospitais universitários em todo o país. Além disso, o Banco Mundial deve financiar mais U$ 420 milhões para essa finalidade.

A reforma ou construção de cada um deverá custar cerca de R$ 40 milhões. (AL)



Mato Grosso

Mais de 20 mil são atingidos por enchentes em MT


19 de fevereiro de 2010

Fonte: G1



CUIABÁ - Mais de 20 mil pessoas em sete municípios foram atingidas por enchentes em Mato Grosso.

O povoado de Barra do Aricá, a cerca de 70 quilômetros de Cuiabá, é um dos mais prejudicados. Os postes da rede de energia elétrica indicam que existia uma estrada. Porém, a rodovia foi totalmente tomada pela água.

Na época da estiagem, o barranco do rio Cuiabá chega a ter sete metros de altura. Mas a água subiu e atingiu uma comunidade que fica a cem metros de distância da margem. A Defesa Civil percorre as áreas isoladas para distribuir cestas básicas.

Santo Antônio do Leverger (MT), que também fica às margens do Rio Cuiabá, enfrenta a maior cheia dos últimos quinze anos. Nesta região do Pantanal, o terreno é muito plano. O gado se refugia nas poucas áreas em que a água ainda não chegou.

Em Barra do Bugres (MT), a cheia do Rio Paraguai deixou cinco comunidades isoladas. O município está em situação de emergência.

Os rios Paraguai e Cuiabá já começaram a baixar, mas a previsão é de muita chuva até março. Até lá, o pantaneiro vai ter que conviver com a ameaça das enchentes.

Mato Grosso

Mato Grosso registra mais de 15 mil casos de dengue


19 de fevereiro de 2010

Fonte: G1



Imagem: reprodução Jornal Nacional

CUIABÁ - O estado de Mato Grosso registrou, até a terceira semana de fevereiro, 15.362 casos de dengue, segundo boletim divulgado pela Secretaria de Saúde. Foram notificadas 17 mortes por dengue neste ano, com oito óbitos confirmados e nove sob investigação.

Segundo a Secretaria, Cuiabá notificou 1.443 casos de dengue, com uma morte confirmada. O município de Várzea Grande, na Região Metropolitana, teve 1.018 contaminações, com uma morte confirmada.

Outros óbitos confirmados foram registrados em Diamantino, Primavera do Leste, Rondonópolis, e Sinop.

A Secretaria orienta a população a manter a caixa d'água, tonéis e barris totalmente tampados e limpos, além de encher de areia pratos dos vasos de plantas. As pessoas também devem jogar no lixo objetos que possam acumular água, como potes, latas e garrafas vazias. O lixo precisa ser colocado em sacos plásticos, bem fechados, longe do alcance de animais. (AL)


Mato Grosso

Chuva deixa sete cidades em alerta em Mato Grosso


18 de fevereiro de 2010

Fonte: G1



CUIABÁ - A temporada de chuva deixa sete cidades de Mato Grosso em estado de alerta. Neste ano, choveu demais e os rios Cuiabá e Paraguai transbordaram.

Em Santo Antônio do Leverger (MG), o rio Cuiabá transbordou e alagou sítios, áreas de pastagem e plantações. Propriedades estão isoladas e estradas desapareceram. O gado disputa pequenas áreas que permanecem secas.

Todos os dias, técnicos da Defesa Civil sobrevoam as áreas alagadas para acompanhar a situação. Os bairros que ficam nas áreas mais baixas de Santo Antônio do Leverger também estão parcialmente alagados.

O prefeito Harrison Ribeiro disse que vai decretar situação de emergência. "Assim que decretarmos estado de emergência, nós vamos tirar o pessoal que está sofrendo e dar toda a assistência técnica, até que o rio abaixe e a vida volte ao normal no município", disse.

A previsão é que o estado seja atingido por chuvas fortes até março. (AL)

Maranhão

Reajuste da tarifa será discutido na Câmara Municipal


24 de fevereiro de 2010

Fonte: Portal Amazônia com informações do Imirante.com



SÃO LUÍS - O secretário Municipal de Trânsito e Transportes, José Ribamar Oliveira confirmou que participará, na manhã desta quarta-feira (24), de uma audiência na Câmara Municipal de São Luís para discutir o reajuste de 23,5% nas tarifas de transporte urbano. A ida do titular da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), foi confirmada pelo presidente da Casa, o vereador Isaías Pereirinha (PSL).

Siga o Portal Amazônia pelo Twitter

- Além do secretário de Transportes, teremos a participação de membros do Sindicato das Empresas de Transportes (SET), de dois segmentos de entidades estudantis e da associação de bairros. Iremos dar voz para essas pessoas para que elas possam se pronunciar durante o painel - declarou Isaías Pereirinha.

Lideranças da classe estudantil pretendem apresentar uma carta aberta aos vereadores de São Luís. Eles devem cobrar da Comissão de Transportes do Legislativo o lançamento da campanha: “R$ 2,10 não dá - Se não baixar, a ilha vai parar”!
(PM)
Maranhão

Ibama apreende 6.800 caranguejos no defeso no Maranhão


09 de fevereiro de 2010

Fonte: Ibama



Foto: Ibama

SÃO LUIS - Agentes do Ibama apreenderam cerca de 6800 caranguejos foram durante fiscalização realizada em conjunto com a da Força Nacional de Segurança, da Capitania dos Portos, da Polícia Militar Ambiental do Maranhão e da Secretaria Minicipal de Meio Ambiente de São José do Ribamar, no último dia 5.

Os animais foram encontrados em quatro embarcações, que foram apreendidas. Os responsáveis pela pesca ilegal foram autuados em mais de R$ 20 mil. A captura, o transporte e a comercialização do caranguejo são proibidos visando a proteção da reprodução do animal desde 31 de janeiro até 5 abril.

Os animais apreendidos que estavam vivos foram soltos em áreas de mangue da Ilha de São Luís. A forma de transporte, em cofos, causa a mortalidade de cerca de 30% dos caranguejos. O caranguejo tem grande importância econômica na região litorânea, muitas de famílias tiram o sustento da sua captura e comércio, e o período do defeso visa assegurar a perenidade do recurso pesqueiro.

Ibama/MA

Maranhão

Secretaria de Saúde suspende exames de diagnóstico rápido de HIV


04 de fevereiro de 2010

Fonte: G1



Foto: saobernardo.sp.gov.br

SÃO LUÍS - A Secretaria de Saúde do Maranhão suspendeu, na última quarta-feira (03), a realização de exames de diagnóstico rápido de HIV feitos em alunos do ensino médio. A ação começou a ser feita na sexta-feira (29) e, até terça-feira (02), 299 testes tinham sido feitos em três das cinco escolas escolhidas para iniciar a campanha. Destes, todos tiveram resultado negativo.

A Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) anunciou, na quarta-feira (03), que pediria ao Ministério Público para fiscalizar a realização dos exames HIV. De acordo com a Secretaria de Saúde, os testes eram realizados sem a necessidade de aviso prévio ou autorização dos pais.

Siga o Portal Amazônia pelo Twitter

Em nota, a Secretaria de Saúde do Maranhão informou que os exames foram suspensos a pedido do secretário Ricardo José Murad. Ainda segundo a determinação, todos os procedimentos até então adotados na realização dos testes de HIV deverão ser revistos, incluindo os pertinentes ao Ministério da Saúde, que tem conhecimento do programa, segundo o documento.

A secretaria informou ainda que os testes são realizados de acordo com o Protocolo do Ministério da Saúde (2004, pg.38, item 9), que trata sobre ‘implicações éticas do diagnóstico e da triagem sorológica do HIV’. (JK)

Amapá

Tragédia em maternidade no Amapá


11 de fevereiro de 2010

Fonte: Agência Amazônia


BRASÍLIA – Nove bebês morreram na Maternidade Mãe Luzia, em Macapá (AP), no último final de semana. Em 45 dias já são 26 o número de recém-nascidos mortos na unidade de saúde. A média é de uma morte a cada dois dias. “A situação é vergonhosa e estarrecedora”, denuncia a deputada Janete Capiberibe (PSB-AP).

A tragédia foi mapeada pela Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa do Amapá. Entre as principais causas das mortes estão a inexistência de acompanhamento pré-natal, negligência médica, falta de equipamentos básicos, sucateamento da UTI neonatal e excesso de partos cesáreos. Segundo a deputada Janete Capiberibe, a situação é recorrente no atual governo do Amapá (chefiado por Waldez Góes, do PDT).

“No Amapá, a saúde pública virou caso de polícia”, diz Janete Capiberibe. Em 2007, a deputada havia denunciado a precariedade do serviço da Maternidade Mãe Luzia e o alto índice de mortalidade neonatal.

Após receber denúncias sobre as mortes na maternidade, a Comissão de Direitos Humanos acionou a seccional da Ordem dos Advogados (OAB) e o Conselho Estadual de Saúde. Na terça-feira fizeram uma inspeção na unidade de saúde. Constatou-se, então, que só no último final de semana nove crianças morreram no local. As mortes ocorreram entre sábado (6) e segunda-feira (8), segundo o próprio secretário-adjunto de Saúde, Ronaldo Dantas.



O presidente da comissão, deputado Camilo Capiberibe (PSB) requereu, por ofício, informações sobre o número de mortes de bebês na maternidade. E recebeu uma resposta estarrecedora. De 26 de dezembro até a segunda-feira, 8, um total de 26 recém-nascidos haviam morrido. Destes, doze deles só nesse início de fevereiro.

Falhas no sistema de saúde

De acordo com a Secretaria de Saúde, sete dos nove recém-nascidos teriam morrido porque teriam nascido prematuramente. Essa versão, no entanto, é desmentida num relatório preparado pelo diretor da Maternidade Mãe Luzia, Dílson Ferreira. Para o deputado Camilo Capiberibe, a falta de pré-natal seria uma das principais causas das mortes. “Há falhas no sistema de atendimento na rede básica de saúde”, aponta o deputado.

Raimunda Nascimento, mãe de uma das pacientes que perdeu o bebê no final de semana, contou à Comissão de Direitos Humanos que a filha dela deu entrada na Maternidade Mãe Luzia na sexta-feira, 5. Como sangrava bastante, a parturiente deveria ser operada de imediato. Mas, conta Raimunda, o parto só teria ocorrido no domingo. “A criança nasceu com vida, mas o médico demorou para colocar o bebê no aparelho”, queixou-se.

Devido às mortes, muitas pacientes ficaram com medo de procurar a maternidade. Mas o secretário-adjunto da Saúde, Ronaldo Dantas, tenta tranqüilizar a população. Prometeu abrir sindicância para averiguar as causas das mortes. Já o deputado Camilo Capiberibe cobrou explicações do governo do Estado e acionou o Ministério Público Estadual para verificar se houve negligência médica nas mortes.

Amapá

Governador visita obras da ponte sobre rio Vila Nova


02 de fevereiro de 2010

Fonte: Secom



Foto: Sal Lima

MACAPÁ - O governador do Amapá, Waldez Góes, acompanhado do vice-governador Pedro Paulo Dias de Carvalho, do prefeito de Macapá Roberto Góes, secretários estaduais, deputados, vereadores, imprensa e demais autoridades fizeram a primeira visita monitorada na obra de construção da ponte sobre o rio Vila Nova que vai integrar Macapá, Santana e Mazagão.

Além de autoridades e jornalistas, estiveram presentes o prefeito do município de Santana, Antonio Nogueira e o prefeito do município de Mazagão, José Carlos Carvalho.

Na ocasião, o governador Waldez Góes e o secretário de Transportes, Rodolfo Fernandes Torres, se reuniram com a imprensa e explicaram detalhadamente os dados técnicos da obra da ponte e a continuação dos trabalhos.

A ponte vai beneficiar não só os moradores do município de Mazagão, mas também a população de Macapá e Santana com geração de emprego e renda. De acordo com o governador, são cerca de 250 empregos diretos e quase 500 indiretos.

Segundo o prefeito de Mazagão, José Carlos Carvalho, a comunidade espera por essa ponte há mais de 30 anos, pois vai facilitar não só a travessia, mas também a integração entre as cidades vizinhas.

O Secretario Especial de Desenvolvimento de Infraestrutura, Alberto Góes, disse que a construção da ponte vai gerar uma dinâmica econômica, compra de serviços e produtos fazendo com que Mazagão cresça economicamente após a inauguração da ponte.

Na oportunidade, o vice-governador Pedro Paulo agradeceu o empenho de todos os técnicos do Governo do Estado, políticos e a bancada federal. Disse que todas as obras estruturantes do Governo como a ponte do Rio Vila Nova, a do Rio Matapi e a do Rio Oiapoque vão fazer com que o Amapá tenha um desenvolvimento.

Amazonas

Encontro discute risco de colisão entre aviões e aves em Aeroporto


25 de fevereiro de 2010

Fonte: Portal Amazônia



MANAUS – Um encontro reuniu hoje representantes do ministério público federal e secretaria municipal de urbanismo e limpeza pública para discutir o problema de aves que colocam em risco o tráfego aéreo no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes.

Eduardo Gomes registrou nove casos de colisões de aeronaves com urubus no ano de 2008. O número de colisões subiu para 12 em 2009 e já foi registrado um caso esse ano. A maior parte dos incidentes acontece com aviões de grande porte em voos comerciais.

Siga o Portal Amazônia pelo twitter

No ano passado a Comissão de Prevenção de Perigo da Fauna, coordenada pela Infraero, mapeou 20 quilômetros em volta do aeroporto. O principal problema apontado no estudo foi a grande quantidade de lixo encontrada no entorno e a proximidade com o aterro sanitário.

O encontro também discutiu metas para 2010. Entre elas, aulas de educação ambiental nas escolas públicas. Márcio Souto, superintendente em exercício do Aeroporto afirma que o projeto é levar para as escolas a mensagem dos cuidados para evitar esse tipo de problema e dos riscos. (LG)

Amazonas

Confira a lista dos 296 professores convocados pela Seduc


25 de fevereiro de 2010

Fonte: Seduc/AM



Foto: Seduc/AM

MANAUS - A Secretaria de Estado de Educação (SEDUC) convoca 296 professores de Ensino Fundamental e Ensino Médio aprovados no último Processo Seletivo Simplificado (PSS). Os 131 candidatos relacionados atuarão em diversas zonas da cidade e deverão comparecer nesta sexta-feira (26) à sede da Seduc (Av. Waldomiro Lustosa, nº 250, Japiim 2), no horário de 8h às 14h e procurar a Gerência de Promoção e Valorização do Servidor.

O candidato convocado deverá apresentar-se munido de três cópias (legíveis) dos seguintes documentos: Carteira de Identidade, CPF, PIS/PASEP, Título de Eleitor, Comprovante de Quitação Eleitoral, Certificado Militar (para homens), Comprovante de Residência (Água ou Telefone), Conta Corrente (somente Bradesco) Comprovante de Habilitação (Certificado ou Diploma) e duas fotos 3x4.

Ao apresentar-se os selecionados serão orientados quanto à obtenção dos exames médicos que, posteriormente, serão expedidos pela Junta Médica do Estado.

Siga o Portal Amazônia pelo Twitter

CONVOCADOS

DISTRITO 01 – SUL

ENSINO FUNDAMENTAL - 1º AO 5º ANO
MARIA IRACILDA GONCALVES DE ANDRADE - 59
MARIA DE NAZARE PANZA ALENCAR - 60
JANEIDE DE LIMA MONARCHA - 61

EDUCAÇÃO FÍSICA -
ANDRE CARVALHO DOS SANTOS - 11º
LIONELA DA SILVA CORREA - 12º
MARIA ADALGISA PEREIRA DE SOUSA - 13º

HISTÓRIA
KARLLA THEREZA DE OLIVEIRA SANTOS - 15º
MANOEL DE JESJS DO FREITAS BRANDAO - 16º
CARLOS EDUARDO MIRANDA DA CONCEICAO - 17º
RAIMUNDO SIDNEY SILVA DOS SANTOS - 18º

LINGUA INGLESA
JOSIBEL RODRIGUES E SILVA - 20º

LINGUA PORTUGUESA
JAIRO VIEIRA DE SOUZA - 10
JULIO CESAR DE MELO CORREA PINTO - 11
JUSSARA SURIADAKIS DE MELO - 12
MARIA SONIA SALES TEIXEIRA - 13

DISTRITO 01 – SUL

ENSINO MÉDIO - CLASSIF.

FÍSICA
FRANKLIN HIATA ROSAS DE LIMA - 46º
SERVIO ALMEIDA SALAZAR JUNIOR - 47º
MARIO CELIO RODRIGUES BRANDAO - 48º

GEOGRAFIA
ANA CRISTINA AIRES DE VASCONCELOS - 13º
ROMULO DE ABRANTES BEZERRA - 14º
LUIS HUMBERTO DOS SANTOS CORREA - 15º

HISTÓRIA
LUIS CLAUDIO MOURAO CORREA - 12º
CARLOS EDUARDO MIRANDA DA CONCEIÇAO - 13º
CASIMIRO JOSE NUNES DA SILVA - 14º

LINGUA INGLESA
JUAREZ DE ALMEIDA MACHADO - 6º

LINGUA ESPANHOLA
ANGELA MARIA LIMA DE AZEVEDO - 14º
VANESSA MEDEIROS CORREA - 15º

LINGUA PORTUGUESA
SUELEM DE F ALMEIDA DO NASCIMENTO - 18º

QUÍMICA
GILSON ROBERTO V DOS SANTOS - 44
CLEUTER LEAO LYRA - 45

DISTRITO 02 – SUL/CENTRO-SUL

ENSINO FUNDAMENTAL - CLASSIF.

1º AO 5º ANO

MARIA DE FATIMA FERREIRA EDWARDS - 163º
LINDA HELENA FELIX DE MOURA - 164º
KATIA SOCORRO SILVA DE SOUZA - 165º
DEUSAMIRA CORREA DOS SANTOS - 166º
ALVANIR DE OLIVEIRA SOUSA - 167º
SONIA MARIA FARIAS SEABRA - 168º

LINGUA INGLESA
ARIANA GRACA MONTEIRO - 10º

CIÊNCIAS NATURAIS
ELAINE CRISTINA DE CARVALHO ABREU - 34º

EDUCAÇÃO FÍSICA
MARIA CAROLINA DA COSTA MONTEIRO - 31º
RAIMUNDO NONATO SOARES DE SOUSA - 32º

GEOGRAFIA
LEANDRO AUGUSTO DA COSTA FARIAS - 55º
JEDEAO MARTINS DE ALMEIDA - 56º
CASSIO DANIEL RAMOS ARANHA - 57º

HISTÓRIA
MARIA DO SOCORRO LIMA DA SILVA - 38º
INACIA ALMEIDA DE OLIVEIRA - 39º

LINGUA ESPANHOLA
LUCIMARA SALOMAO DE OLIVEIRA LIMA - 5º
MICHELLY DA SILVA PEREIRA - 6º

LINGUA PORTUGUESA
MARIA ELIZABETH DE A DA ENCARNACAO - 66º
MARA NANCY ALVES DE OLIVEIRA - 67º
ROSEMEIRE BEZERRA DA SILVA - 68º
MARINETE DA FONSECA DE LIRA - 69º
CLAUCIRENE MENDES DA SILVA - 70º

MATEMÁTICA
BRAULIO MENEZES ALVES - 62º
AKIS ALVES DA SILVA - 63º

DISTRITO 02 – SUL/CENTRO-SUL
ENSINO MÉDIO - CLASSIF.

ARTES
CHERRE LANE LARANJEIRA ANDRADE - 2º
IZAIAS SOUZA DE FARIAS - 3º

HISTÓRIA
ROSALIA BARBOSA SOARES - 13º

LINGUA INGLESA
NIVEA GUIMARAES ALVES - 32º

QUÍMICA
CARLITO DA SILVA PEDROSA - 19º

EDUCAÇÃO FÍSICA
SALVANDIR RODRIGUES DA SILVA - 5º

DISTRITO 03 – CENTRO-SUL/CENTRO-OESTE
ENSINO FUNDAMENTAL

CETI Prof. Garcizylzo do Lago Silva
CLASSIF.

1º AO 5º ANO
MARIA AMERICA DE SOUZA MORAES - 57º
ANTONIA DA SILVA OLIVEIRA - 58º
MARILENE CRUZ DA MOTA - 59º
ANGELA SILVA DE SOUZA - 60º
FRANCISCA MACIEL DA SILVA - 61º
ANDREA CASTELO BRANCO DIAS - 62º
MARIA DA CONCEICAO AQUINO NEGREIROS - 63º
CLAUDIA CRISTINA AUZIER DA COSTA - 64º
ANA RITA BONATES DA SILVA - 65º
MARIA AUGUSTINHA CARVALHO DE LIMA - 66º
SULAMITA AZULAY MELLO - 67º
MARIA DE NAZARE REIS DE REZENDE - 68º
MARIA ANUNCIACAO ARAUJO DA COSTA - 69º
FARID MEIRELES FLORES - 70º
IVONE DA COSTA SILVA - 71º
JUNILDA ARRUDA DE LIMA - 72º
IOSMILDA BATISTA DIAS - 73º
ISIS LITAIFF DE SOUZA - 74º
VALDENICE DE ARAUJO CAMARA - 75º
ELIETE FREITAS TAVARES - 76º
SHIRLEIDE MOURAO SAMPAIO - 77º
LILLIANE MARIA DA ROCHA PINHEIRO - 78º
RAIMUNDA NONATA OLIVEIRA DA COSTA - 79º
ELAINE DE MEDEIROS PINTO - 80º

EDUCAÇÃO FÍSICA
FERNANDA PEREIRA DE ALMEIDA 19º
JAMES CESAR DE ALENCAR AUZIER 20º
PAULA MARIA ALMEIDA ALARCAO 21º
VILMA DE OLIVEIRA FONTAO 22º

CIÊNCIAS NATURAIS
MANUEL MARCELO DOS SANTOS CASTRO 42ºGEOGRAFIA
RAIMUNDO EXPEDITO CARVALHO BEZERRA 11º
ORMAIL DE SOUZA CARVALHO 12º
LUCIANA DA SILVA MUNIZ 13º
JOSILANY BELEM DA SILVA 14º

HISTÓRIA
MOISES DIAS DE ARAUJO 21º
MARIA VIVIANE TAVARES DA COSTA 22º

LINGUA INGLESA
ROBERTO AMARAL ARRUDA FILHO 24°
FRANCISCO MATHEUS SILVA DOS SANTOS 25°
GERMANA NASCIMENTO FERREIRA 26°
KEILLA MELO DE LIMA 27°
EDMILSON LEAL DA SILVA 28°
MARIA AUXILIADORA G DA SILVA 29°
SANDRA HELENA GUINHOS DE MENEZES 30°
FABIOLA SIQUEIRA TORRES RODRIGUES 31°
DARLEA ARAUJO DE SOUZA 32
DEISY APARECIDA RODRIGUES DINIZ 33
ANDREIA SOARES FERREIRA 34
PALOMA MACIEL ALENCAR 35
JULIANA SILVA REBELO 36
FRANCISCO GERSON C NASCIMENTO 37
CORINA CRISTINA DE ABREU DOS SANTOS 38
CLAUDIA REGINA MUSTAFA BRITO 39
ENIO JOSE DE ANDRADE RODRIGUES 40

LINGUA PORTUGUESA
DENISE TERESINHA MACHADO SOARES 32º
RAIMUNDA SANTOS DE SOUZA 33º
GERALDA FOURNIER PIRES 34º
MARIA DA CONCEICAO SOUZA DA SILVA 35º
MARIA ELIZABETE DE OLIVEIRA LIMA 36º
PAULO RICARDO DE OLIVEIRA 37º

MATEMÁTICA
MARINEA NORONHA DAS NEVES 62
CONCINELE SILVA SOUZA 63
CLAUDIA REGINA COELHO DE SOUZA 64
MARILENE GALDINO LIMA 65
LUCIANA AZEVEDO NEGREIROS 66
BIANCA DO NASCIMENTO ROCHA 67
MARCELA SEIXAS FERREIRA 68
BIFARNEY GONCALVES COSTA 69

DISTRITO 03 – CENTRO-SUL/CENTRO-OESTE
ENSINO MÉDIO - CLASSIF.

ARTES
CHRISTIANE MARTINS DA SILVA 4º

EDUCAÇÃO FÍSICA
JOSSIBALDO FADOUL DE SOUZA 11º

FÍSICA
ARTHUR SILVA LOPES 43º
RUBELMAR MAIA DE AZEVEDO CRUZ NETO 44º
ADRIANO VIANA PINTO 45º

GEOGRAFIA
NILZA CARVALHO DA SILVA 32º
RAIMUNDO SOARES DE FREITAS 33º
SUSIANNE GOMES DA CONCEICAO 34º

LINGUA ESPANHOLA
ANGELA MARIA LIMA DE AZEVEDO 13º
FERNANDA REIS CINTRA 14º
DEMERSON DE OLIVEIRA COSTA 15º

LINGUA INGLESA
PAULO ROBSON HUAMAN NUNES - 9
WALDEMAR DE JESUS DANTAS DA COSTA - 10
JULIANA LIMA DE SOUZA - 11
CARLA KELLY RAMOS DE CARVALHO - 12
ALDO MARQUES DA SILVA - 13
JOAO VASCONCELOS DA SILVA - 14
THAYANA FERREIRA LIMA - 15
ANA CAROLINA GOMES - 16
SUELLEN TAVARES GOUVEIA - 17
ANDREZA RODRIGUES DE SENA - 18
MARCIA GOMES COELHO - 19
VALDIRENE REIS DE LIMA - 20

MATEMÁTICA
ROGERIO DA SILVA BARROSO 23º

QUÍMICA
DAMIAO PEREIRA DE ARAUJO 37º

DISTRITO 04 – CENTRO-OESTE/OESTE
ENSINO FUNDAMENTAL - CLASSIF.

1º AO 5º ANO

CRISTINA CAVALCANTE PINHEIRO 104º

ARTES
ANA CLAUDIA DA GAMA QUEIROZ 3º

CIÊNCIAS
ROMUALDO GOMES DA SILVA 27º
MIRANIR DA SILVA OLIVEIRA 28º
MARIS KELLY FIGUEIRA DA COSTA 29º

EDUCAÇÃO FÍSICA
ANDREA SILVA DE AGUIAR 24º

GEOGRAFIA
WALNEY FREITAS DE FIGUEIREDO 6º

HISTÓRIA
CLAUDIOMIRO JARDIM DORNELES 17º
ALBANIR IBIAPINO DE SOUSA 18º
MARCIO DE ALBUQUERQUE FERNANDES 19º

LINGUA INGLESA
LUCELIA FABIANA MATOS ANTUNES 36º
IANA MEDEIROS P S P DOS REIS 37º
MARIA IRANY COSTA NASCIMENTO 38º
ANA SARAH DA SILVA BRITO 39º
NEUZELY MARTINS SARMENTO SOUZA 40º
FRANCISCA DAS CHAGAS DE S PACHECO 41º
SILVIA PAIVA DE SOUZA 42º

LINGUA PORTUGUESA
ROSEMEIRE BEZERRA DA SILVA 47º
ELEN CONSUELO SILVA DE OLIVEIRA 48º

MATEMÁTICA
FRANCISCO NOGUEIRA DE MENDONCA NETO 61º

DISTRITO 04 – CENTRO-OESTE/OESTE
ENSINO MÉDIO - CLASSIF.

FÍSICA

WILGUEM TORRES DA SILVA 10º
TATIANE LUCIA ABREU DE FIGUEIREDO 11º
RAFAEL ALCANTARA DE FARIAS 12º
CARLOS ALEXANDRE BARROS CONCEIÇÃO 13º
CLAUDETE COLARES NOGUEIRA 14º
FRANCISCO EDILSON SOARES GONCALVES 15º
RENATA ANDRADE LACERDA16º
FABRICIO KENNEDY MACEDO CARNEIRO 17º
TAMMY PINHEIRO DE CARVALHO 18º
JHONES CARVALHO COELHO 19º
KATIA REGINA DA SILVA ANDRADE 20º
DIRLE RODRIGUES QUIRINO 21º
RAUL OLIVEIRA DA SILVA 22º
JOQUEBEIDE DE SOUZA BINDA 23º
MARIA ELIANA GOMES SILVA 24º
RENATO DA SILVA MORAES 25º
IANNI BATISTA DO NASCIMENTO 26º
STARLEY BRUNO DA SILVA BARBOSA 27º

QUÍMICA
IZELENE FELICIO DA SILVA XAVIER 24º

GEOGRAFIA
ODENIR ROSAS DE FIGUEIREDO 6º

HISTÓRIA
MARCIO DE ALBUQUERQUE FERNANDES 18º

LINGUA INGLESA
FLAVIA RIBEIRO DA GAMA 15º
EDNELZA MARREIROS DE LIMA 16º
MICHAEL SAULO CORREA CUADAL 17º
VIRGINIA DE OLIVEIRA FREITAS 18º
CAMILLA FERNANDA TUFI ALMEIDA 19º
DYANNE COSTA FREITAS 20º
AMANDA COELHO ARAUJO 21º
SILMARA SOUZA E SILVA CAVALCANTE 22º
HAROLDO SOUZA DA COSTA 23º
MARCIA VALERIA GOMES DOS SANTOS 24º
AMETISTA DE SOUZA BINDA 25º
WAGNER NASCIMENTO DE ALBUQUERQUE 26º
INGRID DE VASCONCELOS CASTELO BRANCO 27º
HIPOLITO DOS SANTOS RODRIGUES 28º

DISTRITO 05 – LESTE
ENSINO FUNDAMENTAL

1º AO 5º ANO
MARIA FRANCINETTE DOCE DA COSTA 126
MARIA RAIMUNDA ROCHA MACHADO 127

ARTES
DEISIANNY DA SILVA GONÇALVES 7º

EDUCAÇÃO FÍSICA
FRANCY WALACI LOPES DE BRITO 52
HUMBERTO MARQUES CRUZ 53

CIÊNCIAS NATURAIS
SORAIA CRISTINA DO CARMO DE SOUZA 58º
CHRISTIANE LOPES DE OLIVEIRA 59º
EUZANETE GOMES DE OLIVEIRA 60º
VALDENIRA LIMA 61º
JOSEANE NOGUEIRA FRANCA 62º
MICHELLE ANDREZA PEDROZA DA SILVA 63º

GEOGRAFIA
DORIAN DE SOUZA LEITE 77º
RUBEM SILVA DO NASCIMENTO 78º
EDUARDO ROCHA MEIRELES 79º
EDUARDO SILVA DE MAGALHAES 80º
ADRIANA LUCIA FRANCO DE SA 81º
JUNIA DE SOUZA PINTO 82º
VALDELICE CARVALHO DE SOUSA 83º

HISTÓRIA
MAURO JOSE DO NASCIMENTO PITANGA 39º
ELOIZE LEAL PERDIGAO 40º
JANETE VIEIRA DE SOUZA 41º

LINGUA PORTUGUESA
MARIA ELISANGELA LAVAREDA DA SILVA 97º

MATEMÁTICA
ALDENIR CARDOSO DE LIMA 118
CREUZA DE SEIXAS NASCIMENTO 119
DANILSON MENESES TEIXEIRA 120
ANALYS FREIRE MUNIZ 121
REGILANE ARAUJO VIANA 122
RUTE RODRIGUES DE LUCENA 123
ALEANDRO DANTAS CHAVES 124
FABIO RODRIGO BATISTA XAVIER 125
MARIZA SILVA DE SOUZA 126

DISTRITO 05 – LESTE
ENSINO MÉDIO

BIOLOGIA
NIVALNETT DOS SANTOS OSORIO - 53
EDUARDO ALEX CARVALHO RIBEIRO - 54
JAKELINE DA COSTA BRITO - 55
JOSEANNE MENDES GOMES - 56

EDUCAÇÃO FÍSICA
JUNIO COSTA LIMA FERREIRA - 32
LILIAN DE SOUZA FRANCO - 33
THALITA EPITACIO BANDEIRA DA SILVA - 34

GEOGRAFIA
JOSE MARIA DA SILVA VILHENA - 44º

HISTÓRIA
MAURO JOSE DO NASCIMENTO PITANGA - 33º
AFRANIO FALCAO DE LIMA - 34º
ALONSO GUILHERME SOARES LIMA - 35º

LINGUA PORTUGUESA
BARBARA MARIA SILVA CORREA - 112º
VIRGILIA MARIA MORAES RIBEIRO - 113º
ADEMAR AMORIM JORDAO JUNIOR - 114º

MATEMÁTICA
DIRLEY MIRANDA BATISTA - 57º
RAIMUNDO ROCHA FILHO - 58º
JEAN CLAUDIO ARRUDA RIBEIRO - 59º
CLAYTON ALEXANDRE DO N GONDIM - 60º
CELSO CATAO PONDS - 61º
CASSIO FERREIRA GALERY - 62º

QUÍMICA
BOANERGES JOAO DE OLIVEIRA JUNIOR - 95
MICHEL ANGELO RIBEIRO DAMASCENO - 96
TARCISIO SILVA DE LIMA - 97
DENIS DA SILVA MACEDO - 98
JOANA RAQUEL DA SILVA MAGALHAES - 99
KAREN FARIAS ALVES - 100

DISTRITO 06 – NORTE
ENSINO FUNDAMENTAL

1º AO 5º ANO
EDILENE JESUS DE ARAUJO - 373º
MILTON DE ALMEIDA COSTA - 374º
ELZILENE NICACIO DE ARRUDA - 375º

CIÊNCIAS
HELOISA HELENA COSTA DOS SANTOS - 75º
LUZETE ROQUE ZISSOU - 76º

EDUCAÇÃO FÍSICA
THIAGO CAMPOS WANDERLEY - 92º
ANA KAROLINE SOUZA DO VALE - 93º

GEOGRAFIA
PAULA REGINA NEVES BARROS - 83º

HISTÓRIA
ARMINDA BRITO LEAL - 96º
WALCY DO NASCIMENTO LIMA - 97º

LINGUA PORTUGUESA
FABRICIO PANTOJA DE SOUZA - 152º
JENNIFER LIMA DE ARAUJO - 153º
LUCIVANE SANTOS DA SILVA - 154º
SORREL SILVA GORDIANO - 155º
CLAUDENISE DA COSTA BRITO - 156º

MATEMÁTICA
PATRICIA DA SILVA ROCHA - 176

DISTRITO 06 – NORTE
ENSINO MÉDIO

BIOLOGIA
AMIRA ABDON ZEINE EDINE - 49
ATILA DE SOUZA - 50
AURINEIDES FERNANDES MOTA - 51
LUCIANE DE OLIVEIRA ALMEIDA - 52

EDUCAÇÃO FÍSICA
JOSUE LIMA NERI - 24º
THIAGO CAMPOS WANDERLEY - 25º

GEOGRAFIA
ALANA KAREN DA COSTA DA SILVEIRA - 46º
MIGUEL ANGELO DO N GUERRA - 47º

QUIMICA
MARIA CLAUDIA FERREIRA HERCULANO - 105º
IZAMAR MACEDO DE ARAUJO - 106º
DEUZIMAR MIRANDA DO NASCIMENTO - 107º
KATIA CILENE GOMES DE CARVALHO - 108º
GILMARA DOS SANTOS GOMES - 109º
LEONARDO FELIPE REBELO - 110º
ALEX DE MOURA FREITAS - 111º
BARBARA ALMEIDA CARDOSO - 112º
RAYMARA MELO DE SOUSA - 113º

(DO)

Amazonas

Edital do concurso da Prefeitura de Manaus deve ser lançado em março


25 de fevereiro de 2010

Fonte: Portal Amazônia



Foto: PMM

MANAUS – O edital do concurso público que a Prefeitura de Manaus pretende realizar deve ser lançado na segunda semana de março, segundo o secretário municipal de Administração, José Antonio Ferreira Assunção. Devem ser oferecidas mais de 2 mil vagas e cadastro de reserva.

Hoje, representantes da Secretaria Municipal de Administração (Semad) e da empresa Cone Sul, que deve organizar o certame, vão estar reunidos para tratar dos últimos detalhes para a realização do exame.

O secretário informou que a Prefeitura enviou, ontem (24), à Câmara Municipal três projetos de lei definindo a taxa de isenção para o concurso, a criação de cargos e a nova lei dos servidores temporários.

Segundo ele, se a Câmara devolver os projetos e o prefeito de Manaus aprovar dentro do prazo previsto, o edital será divulgado entre os dias 10 e 12 de março.

Dentro do calendário do concurso, as inscrições estão previstas para serem realizadas no período de 15 a 31 do próximo mês. As provas devem acontecer no dia 2 maio.

- Esse é o planejamento que está vigorando, se ocorrer tudo dentro do previsto, esse será o calendário do exame -, disse o secretário ao Portal Amazônia. As inscrições serão feitas somente pela internet.

Em ralação à taxa de isenção, o secretário informou que o concurso terá como base o cadastro do Bolsa Família, do governo Federal. Segundo ele, todas as pessoas cadastradas no programa terão gratuidade garantida.

– Como a prefeitura tem acesso à base de dados do benefício, utilizaremos essas informações para validar as isenções. Quem não tem o cartão do programa deve fornecer a documentação que comprove que não possui renda-, explicou.

O secretário da Semad disse ainda que o lucro do concurso será a partir das taxas inscrição e que a prefeitura não tem orçamento previsto para pagar empresa realizadora do exame. – Será repassado somente verba referente às inscrições isentas-, disse. (AL)

Concurso

Banco do Brasil abre inscrições para cadastro de reserva


23 de fevereiro de 2010

Fonte: G1



O Banco do Brasil abre nesta terça-feira (23) as inscrições do concurso para formação de cadastro de reserva. O salário inicial é de R$ 1.132,80 com gratificação semestral de 25%, paga mensalmente. Os aprovados são contratados em regime de CLT (veja aqui o edital).

As vagas serão para os estados da Bahia, exceto para a cidade de Salvador, e para os estados de Goiás, Minas Gerais, exceto para as cidades constantes do anexo I do edital, e Pará, exceto para as cidades de Afuá (PA), Almeirim (PA) e Monte Dourado (PA).

As inscrições devem ser feitas até as 23h59 de 21 de março pelo site
www.cesgranrio.org.br. A taxa é de R$ 40.

As provas objetivas serão no dia 18 de abril.

Copa do Mundo Fifa 2014

Obras na Arena da Amazônia deverão começar na próxima semana


24 de fevereiro de 2010

Fonte:



MANAUS – Iniciou na manhã de hoje (24), a abertura dos envelopes para definir a contratação da empresa que ficará responsável pelas obras da Arena da Amazônia. O projeto substituirá o Estádio Vivaldo Lima e faz parte das ações voltadas à Copa de 2014.

A definição da empresa selecionada pela subcomissão criada para os projetos especiais da Copa, sob coordenação da Comissão Geral de Licitação do Poder Executivo (CGL), será revelada nesta sexta-feira (26), às 15h, em nova reunião na sede da instituição, segundo o presidente da comissão, Epitácio Neto.

- Começamos, hoje a análise da documentação entregue pelas duas empresas que concorrem à licitação das obras da Arena. Os quesitos que serão avaliados envolvem as questões jurídicas, regularidade fiscal, qualidade econômico-financeira e qualificação técnica, observou o presidente da comissão.

Escolhida a empresa, as obras deverão começar na próxima semana para atender a demanda da Federação Internacional de Futebol (Fifa), quanto aos prazos para a Copa.

- Em condições ideais, os trabalhos devem começar na próxima semana, para atender o calendário da FIFA, complementou.

As obras na Arena da Amazônia devem empregar, segundo estimativa do titular da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplan), Marcelo Lima, cerca de duas mil pessoas.

Acre

Correios devem normalizar entregas na próxima semana


25 de fevereiro de 2010

Fonte:



Foto: Divulgação Correios

RIO BRANCO - Adireção regional dos correios promete solucionar a entrega de correspondências no Acre em uma semana a contar da próxima segunda feira.

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos confirmou a assinatura de contrato com uma companhia aérea do RJ para a normalização da linha da rede nacional de postagem, que opera no trecho entre Porto Velho - São Paulo, beneficiando Rio Branco e demais cidades do Acre.

A retomada das operações, começa na próxima semana. A expectativa é que com a medida o problema de atraso no encaminhamento das cargas postais do sul, sudeste e centro-oeste destinadas ao Acre seja resolvido.

Segundo o diretor regional dos Correios /Ac, atualmente o estado recebe em média por dia oitenta mil correspondências, só em Rio Branco são quarenta mil.

O atraso causou um grande número de reclamações por parte da população. Segundo o diretor regional, a empresa vai indenizar os clientes prejudicados. (NS)

Acre

Embrapa quer utilizar óleos de pimenta-de-macaco como inseticida


24 de fevereiro de 2010

Fonte: Página 20



Foto: Página 20

RIO BRANCO - A Embrapa Acre, em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV), desenvolve pesquisa com óleos essenciais de pimenta-de-macaco (Piper aduncum para serem utilizados como inseticidas orgânicos.

Segundo o pesquisador Murilo Fazolin, coordenador do projeto, uma das metas da Embrapa, é prospectar no mercado elementos da biodiversidade amazônica para o desenvolvimento de produtos diferenciados.

A pimenta-de-macaco é uma espécie nativa da Amazônia, encontrada em abundância em áreas de capoeira, principalmente no Acre.

Segundo Fazolin a grande demanda nacional e mundial para o mercado de inseticidas biológicos foi um dos motivos para desenvolvermos essa pesquisa. “Também pretendemos atender à agricultura orgânica”, disse.

O projeto de pesquisa tem duração dois anos e os experimentos iniciais serão realizados em lavouras de milho. A ideia é utilizar o inseticida orgânico no controle também de outras pragas da agricultura. (NS)


Acre

Câmeras flagram acidente na Ponte Coronel Sebastião Dantas


23 de fevereiro de 2010

Fonte: Página 20



Foto: Página 20

RIO BRANCO - A câmera de videomonitoramento localizada na saída da ponte Coronel Sebastião Dantas, gravou o exato momento em que um condutor perdeu o controle de um carro e capotou, deixando seis pessoas com ferimentos leves.

Na sala de operações do Centro Integrado de Segurança Público, (Ciosp), o serviço de monitoramento dos pontos cobertos pelo equipamento é realizado 24 horas por dia.

Caso aconteça alguma irregularidade, ou seja identificada alguma anormalidade, viaturas da Polícia Militar (PM) são acionadas para acompanhar as ocorrências.

As imagens colhidas pelas câmeras na região central da capital acreana também servem de apoio às investigações da Polícia Civil.

As câmaras têm capacidade de filmar em um giro de 360 graus. O monitoramento também é feito com riqueza de detalhes através do “zoom”. (NS)



Brasil

MEC cria lista de espera na última etapa do SiSU


25 de fevereiro de 2010

Fonte: G1



BRASÍLIA - O Ministério da Educação (MEC) decidiu criar uma lista de espera para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para preencher as vagas remanescentes da terceira etapa de inscrição.

Os candidatos que não tiverem sido selecionados no curso em que se inscreveram deverão confirmar no sistema o interesse pela vaga, durante o período das matrículas. As listas de espera serão divulgadas pelas próprias instituições de ensino.

Outra novidade é que será possível cancelar a sua inscrição no sistema durante o período das inscrições. Anteriormente, o candidato só podia mudar a opção de curso.

As medidas só irão valer para a terceira etapa, que estará disponível no site entre os dias 1º e 3 de março. As mudanças foram publicadas na edição desta quinta-feira (25) no "Diário Oficial da União".

O objetivo é evitar que, ao final do processo, sobrem vagas não preenchidas. Quando a primeira etapa terminou, por exemplo, mais da metade das 47,9 mil vagas haviam sobrado.

As matrículas dos selecionados na segunda etapa terminam nesta sexta-feira (26). As vagas remanescentes serão disputados na terceira e última etapa.

O SiSU

Participaram do SiSU 23 universidades e 26 institutos federais. Além das instituições federais, a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e a Escola Nacional de Ciências Estatísticas do IBGE também participam do Sisu.

O sistema seleciona vagas somente nos cursos que têm o Enem como único processo seletivo. Outras instituições de ensino, que não aderiram ao SiSU, tanto públicas quanto particulares, vão adotar a nota do Enem conforme o seu critério: ou como parte da nota ou como primeira fase. O candidato deve ficar atento ao manual do vestibular de cada instituição.

Os candidatos não selecionados na primeira e segunda etapas poderão se inscrever novamente na terceira etapa, assim como aqueles que ainda não se inscreveram no SiSU.

A lista dos aprovados na terceira etapa será divulgada no dia 5 e as matrículas deverão ser feitas entre 9 e 12 de março.


MAIS 5 MILHÕES PARA COARI

|

( Deputada Federal Rebecca Garcia)
Um projeto criado na gestão do ex-prefeito de Coari, com apoio da Deputada Federal Rebecca Garcia, se for aplicado corretamente irá beneficiar uma grande parte da população coriense que vive nos rios. O Recurso para o projeto é de 5 milhões de reais para beneficiar 280 familias coarienses. Buscamos no blog da deputada uma reportagem em uma rádio em que ela fala a respeito do projeto, mais como a reportagem é em aúdio, digitamos e postamos para que toda a população tenham acesso. Se você quiser conferir a reportagem além de uma postagem em que fala do assunto no blog da deputada é só entrar no seguinte enderenço: www.rebeccagarcia.blogspot.com
veja a reportagem abaixo abaixo:
O Radialista diz: O Sonho de uma casa em terra firme esta mais próximo de se tornar realidade para 280 famílias do município de Coari. A deputada Rebeca Garcia do (PP-AM) conseguiu a liberação da verba junto ao Ministério das Cidades para construção de Casas populares. Em breve essas famílias que moram em residências flutuantes terão endereço em lugar seco e seguro.
Deputada Rebecca diz: Ainda na gestão do ex-prefeito nós fomos procurados para junto com ele elaborar um projeto que tirasse a população que estar dentro dos rios pra terra seca, e em cima desse projeto, desse trabalho, nós demos entrada no Ministério das Cidades e tivemos a felicidade de conseguir esse recurso de 5 Milhões que vão construir 280 residências, possibilitando uma primeira etapa desse projeto, então nesse primeira etapa 280 residências, 280 famílias, sairão da água e irão viver em terra seca. Isso ai é uma grande conquista para o município de Coari, porque ai você ta trabalhando o paisagismo o urbanismo e principalmente a qualidade de vida dessa população que habitava essa região
O Repórter segue: A deputada frisou que com a construção dessas casas populares além de dar dignidade à população ribeirinha, também vai representar um ganho inestimável na qualidade de vida dessas pessoas evitando acidentes e melhorando a saúde de todos que viviam sobre as águas dos rios.
Deputada diz novemente: É a pessoa ta suscetível a todo tipo de doença, quando ela esta vivendo em cima da água, e fica sujeita a enchente a secas... Então tudo isso influencia no dia a dia dessa pessoa, então fora a parte da segurança existem crianças que morrem afogadas em função de ainda bebe estarem morando no lugar que propicia risco.

LOBO CRITICA ADMINISTRAÇÃO EM COARI
O deputado José Lobo (PCdoB) fez dia 23, da tribuna, criticas a atual administração de Coari (município a 421 quilômetros de Manaus) que, segundo ele, continua mergulhada em situação crítica, “única e exclusivamente por incompetência dos administradores”. O que levou inicialmente o parlamentar a criticar a situação do município foi a recepção aos representantes do Programa de Saneamento dos Igarapés de Manaus (Prosamim), em uma visita técnica nas áreas de risco da cidade, e que acabou espantando o técnico do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Fernando Bretas, que se negou a acompanhar os coordenadores do Prosamim e o prefeito Arnaldo Mitouso. “Foi mais um absurdo. Coari ultimamente só mudou de dirigente, mas continua de mal a pior”, disse Lobo, que também denunciou a falta de programas habitacionais para o município que, segundo ele, tem um déficit habitacional de quatro a cinco mil habitações. Na semana passada, segundo ele, a vigilância sanitária do município proibiu o consumo de carne no município, por falta de condições dos abatedouros locais. “Quando saí da secretaria de produção, deixei o projeto pronto, com área reservada e infraestrutura na estrada de Coari/Itapeuá, para a construção do novo abatedouro. Encaminhei vários requerimentos, mas nenhum foi acatado. A intenção era eliminar os abatedouros da beira do rio e a forma como o gado é tratado para o consumo”, disse. Segundo Lobo, a guerra política no município também tem que acabar. “Hoje, no Cecom (Fundação Centro de Oncologia do Amazonas), vi pessoas de Coari e de Boa Vista (RR) chegando para tratamento. Enquanto os pacientes de Boa Vista chegavam de microônibus, os de Coari eram jogados no Cecon. E Coari é um município rico, tem royaltes”, lembrou o deputado.
Obs: Esta postagem foi extraida do Blog da Floresta, que da os primeiros sinais de que coisas não estão muito bem entre o Arnaldo e o blog, que no inicio de seu governo só falava coisas boas do prefeito. Será que esta acontecendo com o blog da floresta a mesma coisa que aconteceu com o blog do Padre Zezinho?

VERGONHA: ARNALDO PEGA FORA DO TÉCNICO DO BID

|

Ao chegar em Coari e se deparar com a recepção calorosa, Fernado Bretas sentiu clima político e se recusou a seguir o prefeito Arnaldo Mitouso.
(jornal a crítica)
No mesmo dia em que o Deputado Federal Sabino Castelo Branco mostrava os podres do Atual governo. Do outro lado o prefeito Arnaldo com intuito de emprestar alguns milhões preparava um esquema com uma grande carreata para recepcionar os representantes do programa Social e Ambiental do Igarapés de Manaus (Prosamim), e a figura principal que era Fernado Bretas técnico do Banco Interamericano de Desenvolvimento, o famoso (BID) .
A carreata do puxassaquismo que fuciona para alguns politicos, não fucionou para o técnico, que ao pousar em Coari se deparou com uma recepção que teve direito à chuva de fogos de artificio com uma programação da qual iria receber na Câmara Municipal de Coari, títulos de Moção Honrosa. Ao ver a presepada menos de uma hora depois de desembarcar Fernando Bretas Pediu para voltar.

O Coordenador de relacionamento do Prosamim, Lúcio Rabelo, disse que o fato de Bretas não ir receber o título de Moção Honrosa na câmara Municipal reservado a ele foi um reflexo na recepção daquilo que deveria ser uma visita técnica. ''Ele sentiu um clima político na visita e não quis ser envolvido. Isso o incomodou'' disse o coodernador ao Jornal a Critica.

Obs: Arnaldo pra ''tirar de tempo'' seguiu com a programação com representantes do Prosamim que eram as pessoas que menos interessavam para ele naquele momento.

SABINO CASTELO BRANCO NO RETORNO DA NOVA COARI FM

|

(foto: Deputado Federal Sabino Castelo Branco e seu filho Reizo Castelo Branco (vereador)apresentando seu programa em Manaus)
De ''frente com a verdade'' este será o nome do novo programa queestreará no retorno da Rádio Nova Coari FM amanhã dia 22. O programa contará com a presença do Deputado Federal Sabino Castelo Branco, que na entrevista com a jornalista Renata Maquiné muito conhecida em todo o estado, ira abordar assuntos de interesse da população. Sabino é conhecido ser muito polêmico e por razão disso a entrevista promete esquentar o animo, tanto de quem é situação como quem é oposição, Segundo fontes passadas e este blog o deputado irá ''botar quente'' contra a politicagem que predomina na terra do gás e do petróleo.

DESTAQUE DA SEMANA: JUSTIÇA PROIBE VENDA DE CARNE BOVINA EM COARI

|


Foi destaque essa semana, a determinação da justiça de proibir a venda da carne bovina em Coari, o motivo seria as péssimas condições de higiene, que as carnes estavam sendo abatidas. Mesmo assim neste domingo a carne ainda chegou na mesa do consumidor coariense.